Submissão de Trabalhos

EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Regulamento para submissão de trabalhos científicos a serem
apresentados no VI Colóquio Internacional de Direito e Literatura.

 

Artigo 1º. Da modalidade dos trabalhos acadêmicos.

1.1.  Os trabalhos acadêmicos submetidos deverão refletir proposta teórica resultante de pesquisa científica na área do Direito e Literatura, devendo ser enquadrados em um dos seguintes Grupos Temáticos (GTs):

     –  GT 1: Direito, linguagem e narrativa: Esse GT receberá estudos e pesquisas, de caráter teórico, envolvendo reflexões acerca de temas como
         linguagem, discurso, normatividade, hermenêutica, tradução, retórica e educação jurídica.

     –  GT 2: O Direito através da literatura: Esse GT receberá estudos e pesquisas em que a literatura exsurge como fonte para a reflexão crítica do Direito,
         possibilitando discutir o papel da lei, as representações da justiça, a aplicação das normas jurídicas etc.

     –  GT 3: Direito e Humanidades: Esse GT receberá estudos e pesquisas que exploram as inúmeras intersecções relacionadas ao Law and Humanities,
         como, por exemplo, Direito e Cinema, Direito e Artes, Direito e Música, etc.

1.2.  Para fins de inscrição, bastará o envio do resumo dos trabalhos a serem apresentados no evento. Os resumos deverão ser apresentados utilizando, obrigatoriamente, o arquivo-modelo (clique aqui), cujas orientações deverão ser cumpridas com rigor.

1.3.  Será aceito apenas 1 (um) trabalho por autor, admitindo-se o máximo de 2 (dois) autores por trabalho.

1.4.  Na hipótese de coautoria, ambos deverão efetuar a inscrição no evento.

1.5.  Serão aceitos resumos em português, espanhol ou inglês.
 

Artigo 2º. Do público alvo.

Os trabalhos científicos poderão ser apresentados por pesquisadores dos mais diversos níveis acadêmicos (graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado).
 

Artigo 3º. Da inscrição e dos prazos.

3.1.   Para a submissão do trabalho, é necessária a prévia inscrição do(s) autor(es) no evento, no valor da sua respectiva modalidade: (a) estudantes de graduação; (b) demais participantes. Os membros da RDL têm 50% de desconto.

3.2.  As inscrições e submissão deverão ser realizadas até 4 de setembro, através do site da RDL (www.rdl.org.br/cidil), por meio do envio do formulário de inscrição devidamente preenchido. O arquivo contendo o resumo do trabalho deverá ser encaminhado, por e-mail, para o endereço cidil@rdl.org.br. No campo assunto, indicar: “Submissão VI CIDIL”.

3.3.  O pagamento será efetuado por meio de boleto bancário gerado online no ato da inscrição.

3.4.  A lista dos trabalhos aprovados e o cronograma das apresentações serão divulgados dia 11 de setembro no site do CIDIL.


Artigo 4º. Da avaliação dos resumos.

Os resumos encaminhados serão submetidos à avaliação às cegas (sistema double blind review) pelos membros da Comissão Científica do VI CIDIL, levando em conta os seguintes critérios: (a) adequação do título; (b) clareza do resumo; (c) aderência temática; (d) relevância do problema; (d) contribuição para a área; (f) qualidade do levantamento bibliográfico.
 

Artigo 5º. Da apresentação dos trabalhos.

5.1.  Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados, na forma de “comunicação oral”, nos dias 26 e 27 de outubro, das 14 às 16h, conforme cronograma a ser divulgado no site do CIDIL.

5.2.  Cada trabalho deverá ser apresentado no tempo máximo de 10 (dez) minutos.
 

Artigo 6º. Da publicação dos trabalhos.

6.1.  Os trabalhos científicos que forem aprovados, apresentados e encaminhados no prazo estipulado poderão ser publicados nos Anais do VI Colóquio Internacional de Direito e Literatura, no portal de publicações da RDL: http://rdl.org.br/seer/index.php/index/about.

6.2.  Para a publicação, é obrigatória a apresentação do trabalho e o envio da versão completa e definitiva do artigo até 15 de novembro, por meio de submissão no portal de publicações da RDL. O texto deve estar devidamente revisado, formatado e ter todos os elementos indicados nas Diretrizes para autores: http://rdl.org.br/seer/index.php/anacidil/about/submissions#authorGuidelines

6.3.  Os autores dos trabalhos científicos responsabilizam-se pela autoria e opiniões externadas em suas produções, cedendo automaticamente os direitos de publicação no ato do envio da versão final.
 

Artigo 7º. Do oferecimento de hospedagem.

7.1.  A Comissão Organizadora oferece, aos associados da RDL que forem apresentar trabalhos e que estarão presentes durante todo o CIDIL, hospedagem gratuita para o período de 25/10 (check-in) a 29/10 (check out).

7.2.  A hospedagem ocorrerá no Hotel Gonçalves, na rua Santo Antônio, nº 650, bairro Floresta, em Porto Alegre, localizado a, aproximadamente, 1km do local do evento.  As reservas serão efetuadas somente pela organização do evento; e os apartamentos, como tem ocorrido nas edições anteriores do CIDIL, são compartilhados com pessoas do mesmo sexo.

7.3.  Os associados da RDL inscritos para apresentação de trabalhos devem manifestar seu interesse na hospedagem, até o dia 15 de setembro, por meio do e-mail cidil@rdl.org.br, indicando no campo assunto: “Solicitação de Hospedagem”.

7.4.  Ao requerer a hospedagem, o associado deverá obrigatoriamente informar: (a) nome completo; (b) RG e CPF; (c) data de nascimento; (d) instituição; (e) endereço completo; (f) telefone celular; (g) e-mail; (h) titulação acadêmica; (i) cópia das passagens aéreas ou terrestres.

7.5.  Os pedidos serão atendidos de acordo com a disponibilidade: 20 (vinte) vagas.
 

Artigo 8º. Disposições finais.

8.1.  As situações omissas no presente Regulamento serão decididas pela Comissão Científica.

8.2.  As dúvidas relativas à participação na apresentação de trabalhos, à possibilidade de hospedagem e eventuais ajustes no cronograma das apresentações deverão ser encaminhados através do e-mail: cidil@rdl.org.br.

8.3.  O presente Regulamento entra em vigor na data da publicação.

Porto Alegre (RS), 1º de agosto de 2017.

 

Prof. Dr. André Karam Trindade – RDL/BRA
Presidente da Comissão Científica

Profª. Drª. Draiton Gonzaga de Souza – PUCRS/BRA
Comissão Científica

Prof. Dr. Alberto Vespaziani – UNIMOL/ITA
Comissão Científica

Prof. Dr. Lenio Luiz Streck – UNISINOS/BRA
Comissão Científica

Prof. Dr. Jorge Douglas Price – UNCOMA/ARG
Comissão Científica

Profª. Drª. Henriete Karam – UFRGS/BRA
Comissão Científica

Prof. Dr. José Calvo González– UMA/ESP
Comissão Científica

Profª. Drª. Angela Espindola – FG/BRA
Comissão Científica

 

PAPER PRESENTATION RULES

Rules for submission of scientific papers to be presented at
the 6th International Colloquium of Law and Literature.

 

Rule #1. The modalities of academic papers.

1.1.        All papers submitted to the International Colloquium on Law and Literature must reflect theoretical ideas resulting from research on Law and Literature, and must also be framed in the following Thematic Groups (TGs):

      –  TG 1:    Law, Language and Narrative: This TG will receive studies with theoretical background and will focus on themes such as language,
     discourse, normativity, hermeneutics, translation, rhetoric and legal education.

     –  TG 2:    Law through Literature: This TG will receive researches in which literature emerges as a source of critical reflection on law,
      enabling discussions on the role of law, the representations of justice, the application of juridical norms, etc. 

     –  TG 3:    Law and Humanities: This TG will receive studies that explore the countless intersections related to Law and Humanities,
     such as Law and Cinema, Law and Arts, Law and Music, etc.

1.2.        In order to enroll in the Colloquium, the applicant must submit an abstract of the paper to be presented orally. The abstract must include (a) TG, (b) title, (c) author, degree and institution (d) text limited to 250 words (click here).

1.3.        The maximum of 1 (one) paper per author will be accepted, admitting a maximum of 02 (two) authors.

1.4.        In the case of a paper with two authors, both authors must fulfill the application.

1.5.        Abstracts should be in Portuguese, Spanish, or English.
 

Rule #2. Target audience.

Papers may be presented by undergraduate students, graduate students, researchers and professors.
 

Rule #3. Registration and deadlines.

3.1.        For paper submission it is necessary to fulfill the event application, by paying the following fee: (a) Undergraduate student; (b) Other participants. RDL members receive a 50% discount.

3.2.        Subscriptions are up to September 4, on the RDL website (www.rdl.org.br/cidil), the candidate must send the completed application within this period. The abstract must be submitted within the same deadline, via e-mail, to the following address: cidil@rdl.org.br. Please entitle the message  with the subject “Submissao VI CIDIL”.

3.3.        The registration fee can be confirmed by paying the electronic bank ticket generated online after registering.

3.4.        The final list and the presentation timetable will be posted on September 11, 2017.
 

Rule #4. Evaluation of abstracts.

All abstracts will be previously evaluated by members of the Scientific Commission of the 6th International Colloquium of Law and Literature through double blind review system, in accordance with the following criteria: (a) Adequacy of the title; (b) Clarity of the abstract; (c) Thematic adherence; (d) Relevance; (e) Contribution to the area; (f) Quality of reference research.
 

Rule #5. Paper presentation.

5.1.        The approved papers must be presented as oral communications on October 27 and 28, from 2 to 4 pm, according to the schedule to be posted on the website.

5.2.        Each paper must be presented considering the maximum time of 10 (ten) minutes.
 

Rule #6. Paper publication.

6.1.        The scientific papers which have been approved, presented and delivered on due time will be published in the Annals of the IV International Colloquium of Law and Literature, on the webpage of publications of RDL: http://rdl.org.br/seer/index.php/index/about.

6.2.         For publication purposes, the paper has to be presented and the complete and final version of the article must be submitted up to November 15, by following the instructions under “guidelines for authors” available on http://rdl.org.br/seer/index.php/anacidil/about/submissions#authorGuidelines.

6.3.        The author(s) of the scientific paper(s) is (are) responsible for the authorship and for the reviews presented, assigning the rights of publication of the final version when submitting the manuscript.
 

Rule #7. Hosting/lodging offer.

7.1.        The Organizing Committee offers free lodging to RDL’s members that are presenting papers throughout the CIDIL: 26/10 (check-in) to 29/10 (check out).

7.2.        The accommodation will take place at Hotel Goncalves, rua Santo Antônio, 650, bairro Floresta, Porto Alegre (RS, Brazil), which is about 1km far from the event. The reservations are made exclusively by the event staff; the apartments, as in the previous editions, are shared by same sex people.

7.3.        RDL’s members registered for papers must express interest in hosting via email cidil@rdl.org.br up to September 15, with the subject “Solicitacao de Hospedagem”. Reservations will be made only by the organization of the event.

7.4.        By requiring lodging, the associate should provide: (a) full name; (b) Identification document; (c) Birth day; (d) Institution; (e) Address; (f) Cell phone number; (g) e-mail; (h) Degree; (i) Copy of the traveling tickets.

7.5.        The requests will be granted according to vacancy availability: twenty (20) positions.
 

Rule #8. Final considerations.

8.1.        Unexpected cases not referred to in this Regulation will be submitted to the consideration of our Scientific Committee.

8.2.        For any information about participation, presentation, lodging and scheduling, please contact us via email: cidil@rdl.org.br.

8.3.        This Regulation is valid since its date of publication.

Porto Alegre (RS), August 1, 2017.

 

Prof. Dr. André Karam Trindade – RDL/BRA
President's Scientific Committee

Profª. Drª. Draiton Gonzaga de Souza – PUCRS/BRA
Comissão Científica

Prof. Dr. Alberto Vespaziani – UNIMOL/ITA
Scientific Committee

Prof. Dr. Lenio Luiz Streck – UNISINOS/BRA
Comissão Científica

Prof. Dr. Jorge Douglas Price – UNCOMA/ARG
Scientific Committee

Profª. Drª. Henriete Karam – UFRGS/BRA
Scientific Committee

Prof. Dr. José Calvo González– UMA/ESP
Scientific Committee

Profª. Drª. Angela Espindola – FG/BRA
Scientific Committee

 

Correalização:
Patrocínio:
Apoio: