Conferencistas

 

 

 

 Agostinho Ramalho Marques Neto. Graduado em Direito pela UFMA. Mestre em Direito pela   PUC/RIO. Professor e Psicanalista. Membro Fundador do Núcleo de Direito e Psicanálise do     PPGD/UFPR. 

 

     

 

Alberto Vespaziani. Professor de Direito Público Comparado na Universidade de Molise, Itália. LL.M. (Harvard); Doutor em Direito Público (Sapienza, Roma). Membro da ISLL (Sociedade Italiana de Direito e Literatura) e da RDL (Rede Brasileira de Direito e Literatura).

 

 

 

     Amanda Muniz Oliveira. Professora Adjunta de Prática Penal e Processo Penal na Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutora em Direito, Política e Sociedade pela Universidade Federak de Santa Catarina - UFSC e Mestra em Teoria e História do Direito pela mesma Universidade. Membro da Italian Society for Law and Literature, da Rede Brasileira de Direito e Literautura  e da Graphic Justice Research Alliance.
  

 

Aline Bei. É formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em   Artes Cênicas pelo Teatro Escola Célia-Helena. No momento, cursa uma pós em escritas   performáticas na PUC-RIO.  Foi editora chefe do site cultural OitavaArte e colunista do site   Livre Opinião -Ideias em debate. O peso do pássaro morto, finalista do prêmio Rio de       Literatura e vencedor do prêmio São Paulo de Literatura e do prêmio Toca, é o seu primeiro   livro. Foi publicado na França pela editora Aldeia em janeiro 2022. Foi adaptado para o teatro   por Helena Cerello e Nelson Baskerville. No momento, cumpre temporada no teatro   Parlapatões, em São Paulo. Seu segundo livro, "Pequena Coreografia do Adeus" foi   publicado em abril de 2021 pela Companhia das Letras. Já vendeu mais de 60 mil cópias. É   finalista do prêmio São Paulo de Literatura de 2022 na categogria melhor romance do ano.   Será adaptado para o teatro por Tarcila Tanhã. Aline também media oficinas de escrita em   lugares como Escrevedeira, Espaço Cult e Garganta. Já participou de diversos eventos,   feiras, bienais  e mesas literárias pelo Brasil e pelo mundo, com destaque para a Feira I  nternacional de Guadalajara no México e a Primavera Literária, em Sorbonne, Paris.

      

 

Angela Araujo da Silveira Espindola. Doutora e Mestre em Direito pela UNISINOS. Graduada em Direito pela UFSM. Professora Associada do Departamento de Direito da UFSM. Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito/UFSM. Professora do Curso de Direito da Faculdade Antonio Meneghetti. Líder do Grupo de Pesquisa PHRONESIS: Jurisdição e Humanidades do PPGD/UFSM. Membro fundadora e Presidente (2023-2024) da Rede Brasileira Direito e Literatura (RDL). 

    

Antônio Leal de Oliveira. É graduado em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Doutor em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). Doutor em Direito Público pela Université Paris Nanterre. Pesquisador do Grupo de Pesquisa CNPq-FDV Teoria Crítica do Constitucionalismo. Membro fundador da Rede de Estudos Benjaminianos (REB).

 

    

Antônio Marcos Vieira Sansevereino. É professor Titular de Literatura Brasileira no Programa de Pós-graduaçao em Letra da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, vinculado ao Departamento de Letras Clássilas e Vernáculas. Realizou doutorado na PUCRS em Teoria da Literatura e o estágio pós-doutoral na Brown University em 2017. Bolsista de produtividade 2 do CNPq. Desenvolve uma pesquisa sobre o gesto na lírica moderna de Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade. Atua como docente nas linhas de pesquisa Literatura, Sociedade e História da Literatura e Estudos Literários Aplicados, especificamente no campo de ensio da literatura.

 


 

 

Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy. Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy. Livre-docente pela USP. Pós-doutorado na Universidade d de Boston. Doutor e Mestre pela PUC-SP. Professor e pesquisador visitante na Universidade de Málaga, na Universidade da California (Berkeley), no Instituto Max Planck (Frankfurt) e na Faculdade de Direito de Nova Deli.

 

 

Bernardo Gomes Barbosa Nogueira. Doutor em Teoria do Direito pela PUC/MG. Professor do PPG/GIT da Universidade Vale do Rio Doce. Líder do GP Gestão de Conflitos, Direitos e Humanidades. Membro honorário da RDL.

 

Clarice Beatriz da Costa Sohngen. Docente Colaboradora do Programa de Pós graduação em Ciências Criminais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É pesquisadora-líder do Grupo de Pesquisa e Gestão Integrada da Segurança Pública (CNPq), pesquisadora do Grupo de Pesquisa Linguagem, Cognição e Processo Penal (CNPq). É editora-chefe da Revista Direito & Justiça da PUCRS.

 

Constancia Lima Duarte. Doutora em Literatura Brasileira pela USP,  professora da UFMG, pesquisadora do CNPq. Dentre as publicações, destacam-se Nísia Floresta: vida e obra; Mulheres em Letras - Antologia; A escritura no feminino; Mulheres de Minas: lutas e conquistas; Dicionário de Escritoras Portuguesas; Dicionário de escritores mineiros; Escritoras do Rio Grande do Norte - Antologia; Imprensa feminina e feminista no Brasil, século XIX, Dicionário ilustrado, entre outros. Atua como pesquisadora junto ao Centro de Estudos Literários e Culturais, da UFMG, e coordena o Grupo de Pesquisa Mulheres em Letras, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq.

 

  

 

Cristiano Otavio Paixão Araujo Pinto. É professor associado da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília. Integra, no Programa de Pós-Graduação em Direito, a linha de pesquisa Constituição e Democracia (sublinha Narrativas, história constitucional e construção da estatalidade). Concluiu estágio pós-doutoral em Historiografia na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (2015) e em História Moderna na Scuola Normale Superiore di Pisa (2009), é doutor em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e mestre em Teoria e Filosofia do Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997). É líder dos Grupos de Pesquisa Percursos, Narrativas e Fragmentos: História do Direito e do Constitucionalismo e Eixos, planos, ficções: grupo brasiliense de direito e arte.

 

 

Douglas Antônio Rocha Pinheiro. Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília. Docente do Programa de Pós Graduação em Direito (Mestrado/Doutorado) da Universidade de Brasília. Doutor em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília, com estágio doutoral na Università degli Studi di Firenzi, Florença-Itália, e na Universidad de La Rioja, Logroño-Espanha; Mestre em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília; Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Líder do Grupo de Pesquisa "Estdos Qonstitucionais".

 

    

 

Fabíola Padilha. Professora Associada da UFES na disciplina de Teoria da Literatura e Literatura Brasileira. Mestrado em Letras: Estudos Literários pela UFES. Doutorado em Letras: Estudos Literários pela UFMG. Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo.

 

 

       

 

Felipe Navarro Martínez. É Doutor em Direito pela Universidade de Málaga, onde leciona Filosofia do Direito. É diretor da Cátedra Aberta de Direito e Literatura. Suas linhas de pesquisa acadêmica vão desde a história do pensamento jurídico até a Cultura Literária do Direito. 

      Gustavo Vieira. É professor Adjunto do Curso de graduação e do Mestrado em Relações Internacioanis da Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA). Graduado e Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Doutor em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com período sanduíche na University of Manitoba, Canadá. Coordenador do Núcleo de Estudos para Paz (CNPq) e da Cátedra de Estudos para Paz (IMEA/UNILA).
  

 

Henriete Karam. Possui Mestrado em Teoria da Literatura, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), e Doutorado em Estudos Literários, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professora de Hermenêutica Jurídica no Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade Guanambi (FG); professora-colaboradora, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pertence à Rede Brasileira Direito e Literatura (RDL), na condição de Membro-Fundadora e de Editora-Chefe da Anamorphosis - Revista Internacional de Direito e Literatura (Qualis A2), publicação científica da RDL. É coordenadora do SerTão - Núcleo Baiano de Direito e Literatura (DGP/CNPq).



 

Hilda Helena Soares Bentes. É Doutora em Filosofia do Direito e do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Graduada em Direito pela Universidade Candido Mendes (PUCRJ). Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Direito e Literatura: um olhar para as questões humanas e sociais a partir da Literatura, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Membro Honorário da Rede Brasileira de Direito e Literatura  (RDL).

 

Jacinto Nelson de Miranda Coutinho.  Professor Titular de Direito Processual Penal na Universidade Federal do Paraná (aposentado). Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Criminais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Professor do Programa de Pós-graduação em Direito da Faculdade Damas, Recife. Professor do Programa de Pós-graduação em Direito da UNIVEL, Cascavel. Especialista em Filosofia do Direito (PUCPR); Mestre (UFPR); Doutor (Università degli Studi di Roma "La Sapienza"). Presidente de honra do Observatório da Mentalidade Inquisitória. Advogado. 

 

       

 

Jorge Douglas Price. Advogado. Doutor em Pesquisa Jurídica pela Universidade de Lecce. Mestre em Teorias Críticas do Direito e da Democracia pela Universidade Internaional da Andaluzia. Professor Titular de Teoria Geral do Direito I e II e Ex-Reitor da Faculdade de Direito e Ciências Sociais da Universidade Nacional de Comahue, além de Diretor do Centro de Estudos Institucionais Patagônicos (CEIP). Membro do Conselho do Centro de Estudos de Risco dirigido pelo Professor Raffaele De Giorgi na Universidade de Salento. Ex-juiz da Câmara Trabalhista, Cível, Comercial e Administrativa da Província de Rio Negro.

 

       Lara Santos Zangerolame Taroco. Professora do Curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutoranda em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Bolsista do Programa de Excelência Acadêmica (PROEX/Capes). Mestre em Direito pela Faculdade de Direito de Vitória - FDV. Membro do Núcleo de Direitos Humanos da UNISINOS.

 

Lenio Luiz Streck. Mestre e Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutor pela Universidade de Lisboa. Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) da UNISINOS, na área de concentração em Direito Público. Professor permanente e pesquisador da UNESA-RJ. Coordenador do DASEIN: Núcleo de Estudos Hermenêuticos. 

 

 

    Luana Renostro Heinen. Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina com período sanduíche na Université Paris-Ouest Nanterre la Défense, Mestre em Direito, na linha Filosofia e Teoria do Direito, pela UFSC. Membro do Instituto de Memória e Direitos Humanos da UFSC, coordenadora do projeto d eextensao do Observatório dos Direitos Humanos. Líder do LITERAR - Grupo de Estudos em Direito e Literatura.

Luciana Queiroz Pimenta Ferreira. Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), bem como em Direito, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1998); Possui o título de Mestre em Filosofia Social e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e o de Doutora em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008). Professora do Curso de Direito Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Líder do grupo de pesquisa Direito e Literatura: um olhar para as questões humanas e sociais a partir da Literatura - LEGENTES (CNPq/PUC Minas). Membro do Grupo de Pesquisa Mulheres em Letras - FALE UFMG/CNPq. 
 

 

  Luis Meliante Garcé. Doutor em Direito e Ciências Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade de Montevideo. Professor Titular de Filosofia e Teoria do Direito. Coordendor do GRIDELuy (Grupo de Investigção em Direito e Literatura, Uruguay). Autor de livros de Filosofia jurídica, semiologia, Filosofia jurídica e social, Narratologia jurídica, Direito e Literatura.

Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira. Professor Titular de Direito Constitucional do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista em Produtividade do CNPq (Pq 1D). Possui Mestrado (1997) e Doutorado (1999) em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou Estágio de Pós-Doutorado como Bolsista da CAPES em Teoria do Direito na Università degli studi di Roma Tre (2008-2009). Membro da Rede Brasileira Direito e Literatura. 

 

Marcelo Campos Galuppo. Professor residente do IEAT (Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG) (2022/2023). Ex-bolsista FAPEMIG (Pesquisador mineiro PPM-00443-12) Visiting Fellow da Escola de Direito da University of Baltimore (USA). Vice-presidente da Internationale Vereinigung for Rechts- und Sozialphilosophie - IVR (Associação Internacional de Filosofia do Direito e Filosofia Social - 2019-2023). Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1990) e doutorado em Filosofia do Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Professor da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Marcílio Toscano Franca Filho. Pós-Doutorado em Direito no Instituto Universitário Europeu (EUI, Florença, Itália), onde foi o primeiro Calouste Gulbenkian Fellow do Departamento de Direito (2007/2008). Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal, 2006, bolsa FCT). Mestre e bacharel em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (1999).É líder do LABIRINT (Laboratório Internacional de Investigações em Transjuridicidade). Membro da Rede Brasileira Direito e Literatura (RDL). Finalista do Prêmio Jabuti 2012, com o seu livro "A Cegueira da Justiça", eleito um dos melhores livros jurídicos daquele ano

 

Miriam Coutinho de Faria Alves. Doutorado em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia .Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe. Membro do Conselho Seccional OAB/ SE (2016).Vice presidente da comissão de defesa da mulher da SE (2013-2014). Membro Honorária da Rede Brasileira de Direito e Literatura. Vice Presidente da Comissão de Direito e Arte ( Ibdfam/Se,2022-2023). 

 

 

       Monica Sette Lopes. É Doutora em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, com tese intitulada "A equidade na formação e na conformaçã da norma judicial. Desembargadora (aposentada) do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região. Produz e apesenta o programa Direito é música, transmitido atualmente pela Rádio UFGM e pelo podcast da Faculdade de Direito da UFMG (Vetuscast). Professora Titular em Teoria do Direito da Faculdade de Direito da UFMG.

 

Nelson Camatta Moreira. Pós-doutoramento em Direito pela Universidad de Sevilla (bolsa CAPES). Pós-doutoramento em Direito em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Doutor em Direito pela Unisinos, com estágio anual na Universidade de Coimbra (bolsa CAPES). Mestre em Direito pela Unisinos (bolsa CAPES). Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (doutorado e mestrado) e da graduação em Direito da Faculdade de Direito de Vitória (FDV-ES). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Teoria Crítica do Constitucionalismo, da FDV. Membro Honorário Rede Brasileira Direito e Literatura (RDL). 

 

 

Piero Eyben. É Poeta, Tradutor e Professor Associado 3 de Teoria da Literatura da Universidade de Brasília. Professor Visitante na Université Paris   Diderot. É Chercheur-associé ao Collège des Études Juives et de Philosophie Contemporaine - Centre Emmanuel Levinas, na Université Sorbonne.     Possui pós-doutorado em Filosofia pela Université Sorbonne e em Literatura pela Université Paris-Diderot. Coordena o Grupo de Pesquisa "Escritura:    linguagem e pensamento" e o Laboratório de Estudos da Insurreição: Sexualidade e Violência.

 

 

Renata Conde Vescovi. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do E. Santo-UFES , Psicanalista, membro fundadora da Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória,ELPV, Professora Convidada da FDV, Coordenadora do Espaço de Conexão Direito e Psicanálise-ELPV  Autora e organizadora dos livros  que compõem a série Direito e Psicanálise: “ A lei em Tempos Sombrios” , Ética, Direito e Responsabilidade, “ O que é um Pai, hoje?”  “ Juventude, Violência e Cultura” e “ Testemunho, Memória e História, editados pela  Editora Cia de Freud e pela FDV publicações.

 

Rodrigo Francisco de Paula. Doutor e Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória. Membro da Rede Brasileira Direito e Literatura (RDL). 
   

 

Samene Batista Pereira Santana. É pós doutora pelo Centro Internacional de Pesquisa em Direitos Humanos da Universidade Mediterranea Internacional Centre for Human Rights Research (Reggio Calabria, Italy). Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Memória, Linguagem e Sociedade na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Mestre pelo mesmo programa. Coordenadora do Grupo de Pesquisa LABEDIRE - Laboratório de Estudos do Direito e do Discurso (CNPq) e LAPEFIDA - Laboratório de Pesquisa em Direito, filosofia e audiovisualidade/UNEB/CNPq.

 

Thaísa Haber Faleiros. Possui Graduação em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1995), Mestrado em Direito pela Universidade de Franca - UNIFRAN(2005) e Doutorado em Direito pela PUC - Minas (2014). Atualmente é Docente colaborador do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba UNIUBE e do Curso de Direito. É líder do NEPEDILL - Núcleo de Estudos em Direito e Literatura "Legis Literae" (Dgp/Cnpq). . É Secretária Executiva da RDL (Rede Brasileira de Direito e Literatura). Coordena o Projeto de Extensão Remição de pena pela leitura (UNIUBE/TJMG).

Vera Karam de Chueiri. Professora Titular de direito constitucional do departamento de direito público da Faculdade de Direito da UFPR (programas de graduação e pós-graduação). Possui graduação em Direito pela UFPR(1987), mestrado em direito pela UFSC (1993), mestrado em filosofia pela New School for Social Research (2000) e doutorado em filosofia pela New School for Social Research (2004). Integra a Rede Brasileira de Direito e Literatura (RBDL). 

 

Victor Gameiro Drummond.  Pós-Doutor em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa (FDUL) (2016). Doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) (2014). Mestre em Direito (Ciências Jurídicas) pela Universidade de Lisboa (FDUL) (2004). Graduado em Direito pela USU (1996). Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade Guanambi (BA), professor visitante da Universidade de Lisboa, professor visitante da Universidade de Santiago de Compostela, professor colaborador da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro e professor visitante da Universidad Complutense de Madrid. Coordenador do Cultura, Arte, Direito, Informação e Sociedade (CADIS). 

   
   

 

 

 

 

Realização:
Parceria:
Patrocínio:
Apoio: