Impressões conexas: ensaio sobre espetaculização da violência – das degolas nos presídios ao “Blade Runner”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21119/anamps.41.45-76

Palavras-chave:

literatura, cinema, direito penal, pena de morte, espetacularização da violência.

Resumo

Este breve ensaio pretende debater indícios de algumas conexões difusas entre a cultura de massas na voragem contemporânea e explosões de violência extrema, tentando, na medida do possível, compreender possíveis lastros históricos. Como as cenas de tortura, decapitações e esquartejamentos parecem ter saltado das telas de cinema para a nossa vida cotidiana a real, talvez resida aí um bom gancho de partida para essa reflexão, muito mais intuitiva do que propriamente acadêmica, até porque a história do presente não se pode fazer se não por meio de ensaios críticos. Assim, o texto transita de filmes de terror, como O albergue, a grandes romances, como O último dia de um condenado, de Victor Hugo, procurando identificar conexões para uma estética cultural da dimensão penal.

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Biografia do Autor

Gunter Axt, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Pós-doutorado em Direito na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Colaborador do Núcleo Diversitas da USP.

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Publicado

2018-08-15

Como Citar

AXT, G. Impressões conexas: ensaio sobre espetaculização da violência – das degolas nos presídios ao “Blade Runner”. ANAMORPHOSIS - Revista Internacional de Direito e Literatura, Porto Alegre, v. 4, n. 1, p. 45–76, 2018. DOI: 10.21119/anamps.41.45-76. Disponível em: https://periodicos.rdl.org.br/anamps/article/view/445. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

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Artigos