A mulher que habitava em Nísia Floresta

Autores

  • Alana Lima de Oliveira Faculdade Cesrei

Palavras-chave:

história do direito das mulheres, literatura, feminismo.

Resumo

Este trabalho tem o intuito de apresentar a história de vida de Nísia Floresta e seus principais feitos, bem como, o contexto histórico social em que ela viveu, destacando o pensamento dominante da sociedade do século XIX e a condição feminina da época. Não se trata, porém, de remeter o leitor à cronologia da vida e obra desta autora, e sim, de pontuarmos quem foi essa autora brasileira e o que ela fez numa época em que a mulher só era percebida dentro do espaço doméstico, enquanto mãe e esposa, sem direito à voz, imagem e identidade em outros espaços. Para tanto, iremos discorrer sobre a estreia de Nísia Floresta no cenário nacional, as suas lutas em favor do sujeito oprimido, entendendo que a história de luta de Nísia Floresta se confunde com sua própria história de vida, apresentando, ao final, as contribuições nisianas para o feminismo e o direito das mulheres no Brasil oitocentista, e suas repercussões nos anos que se seguiram, por meio de um estudo dedutivo bibliográfico, em que se buscou traçar um liame entre direito, literatura, tradução e feminismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alana Lima de Oliveira, Faculdade Cesrei

Bacharela em Direito pela UEPB. Advogada. Especialista em Direito Processual Civil pela Unp. Mestra em Ciências Jurídicas pelo PPGCJ/UFPB. Graduanda do Curso de Licenciatura Plena em Letras da UEPB. Professora do curso de Direito da Faculdade Cesrei. Vice-Presidente da Comissão da Diversidade Sexual e Gênero da OAB/CG.

Referências

BRASIL. Decreto-Lei Imperial. Disponível em: <http://www.adur-rj.org.br/5com/pop-up/decreto-lei_imperial.htm> Acessado em: 25 fev. de 2015.

DUARTE, Constância Lima. Nísia Floresta: vida e obra. 2. ed. Natal: Editora Universitária (UFRN), 2008.

FLORESTA, Nísia. A lágrima de um caeté. 4.e d., atualizada com notas e estudo crítico de Constância Lima Duarte. Natal: Fundação José Augusto, 1997.

FLORESTA, Nísia. Opúsculo humanitário. São Paulo: Cortez, 1989a.

FLORESTA, Nísia. Direitos das mulheres e injustiça dos homens. Ed. atualizada com introdução, notas e posfácio de Constância Lima Duarte. São Paulo: Cortez, 1989b.

FLORESTA, Nísia. Três anos na Itália Trad. de Francisco das Chagas Pereira. Apresentação de Constância L. Duarte. Natal: Editora Universitária (UFRN), 1999.

LIMA, Lauro de Oliveira. Estórias da Educação no Brasil: de Pombal a Passarinho. 2. ed. Rio de Janeiro: Brasília, 1975.

PROJETO MEMÓRIA, 2006. Nísia Floresta: uma mulher à frente de seu tempo. Disponível em: <http://www.projetomemoria.art.br/NisiaFloresta/index.html>. Acesso em: 27 fev. 2015.

QUEIROZ, Maria José de. Do indianismo ao indigenismo nas letras hispano-americanas. Tese (Doutorado em Literatura Hispano-Americana) – Faculdade de Filosofia da UFMG, Belo Horizonte, 1962.

SABINO, Ignez. Mulheres ilustres do Brazil. Edição fac-similar. Rio de Janeiro: Editora H. Garnier, 1996.

Downloads

Publicado

2016-07-18

Edição

Seção

GT 1